top of page
PERGUNTAS

Há diferença entre Story Coaching e Consultoria?

Sim. Existem diferenças entre Story Coaching e Consultoria. Para uma melhor compreensão, listarei as mais importantes. No Story Coaching, há um prazo para a conclusão do serviço, que pode ser renovado por meio de contrato. Já na consultoria não existe um prazo definido.

Na consultoria, o profissional pode oferecer sua opinião sobre questões narrativas ou sugerir caminhos para o desenvolvimento de personagens, por exemplo. No Story Coaching, o coach pode, no máximo, sugerir algo nesse sentido, desde que não haja outras técnicas ou ferramentas aplicáveis ao coachee.

 

No que devo estar atento para contratar um Story Coach?

Além de ter um bom repertório de escrita e storytelling, o profissional de Story Coach também precisa ter experiência com pessoas para contribuir de forma criativa e, muitas vezes, emocional.

Outra dica valiosa é verificar se ele escreve em um gênero semelhante ao seu, se sua escrita demonstra técnicas de contar histórias ou recursos literários e se você gosta do estilo de escrita dele. Resumindo, o Story Coach e o coachee (cliente) devem ser parceiros. O Story Coach será seu conselheiro e guia no mundo literário. Caso não sinta essa química, é mais adequado buscar outro profissional.

Qual a diferença entre Consultoria e mentoria?

Embora ambas tenham significados e resultados quase idênticos, para o autor contratante, a consultoria é mais abrangente, envolvendo não apenas o desenvolvimento da história e seus elementos criativos e ferramentas, mas também o processo de publicação do livro, o mercado e o trabalho do autor como um todo, incluindo sua organização diária. Já a mentoria é focada exclusivamente na escrita do livro.

 

Contratar uma consultoria ou mentoria vai garantir o sucesso do meu livro?

Nenhuma consultoria ou mentoria pode garantir o sucesso de um livro. Qualquer pessoa que faça tal promessa estará mentindo. O sucesso depende do potencial do autor como escritor. O consultor, o mentor e até mesmo o Story Coach podem apenas garantir um mínimo de qualidade criativa em seu texto por meio do uso de ferramentas essenciais.

Devo estar com a história /o livro pronto para contratar um consultor ou mentor? E na leitura crítica?

No caso de consultoria ou mentoria o autor não precisa ter a obra finalizada. Pelo contrário, a importância desses serviços é justamente ajudá-lo durante o processo criativo. Já a leitura crítica ocorre após o autor concluir o primeiro rascunho (First Draft), ou seja, quando a obra já está pronta. 

 

Posso encerrar o contrato antes de concluir o livro?

Sim. É possível encerrar o contrato antes de concluir o livro. No entanto, não é recomendável, pois isso pode afetar a qualidade e os resultados do processo. Caso deseje interromper ou adiar o serviço, é importante seguir o que está estabelecido no contrato.

 

O ghost writer é um editor de livros?

Não. O ghost writer não deve ser confundido com um editor. Da mesma forma, o Story Coach (ou Coach Literário) também não deve ser confundido com um editor. O ghost writer cria e escreve a história ou o livro para o cliente, enquanto o Story Coach o ajuda nesse objetivo.
Um Story Coach ajudará você a trabalhar em si mesmo como autor, tornando seu livro mais atraente. Um editor ajudará você a trabalhar em seu rascunho concluído. Coaches e editores podem aprimorar suas habilidades de escrita e torná-lo um escritor melhor, mas de maneiras diferentes: o primeiro ajuda você a escrever com mais honestidade e autenticidade, enquanto o editor torna sua escrita mais clara.

 

Posso contratar todos esses serviços juntos? Um coach que também atue como consultor (mentoria), e ghost writer?

Sim. É possível contratar todos esses serviços juntos. Tudo será esclarecido na sessão de apresentação, desde que todos os detalhes e diferenças dos serviços, bem como o valor acordado, sejam incluídos no contrato. Trata-se apenas de ajustar o contrato de acordo com suas necessidades.

Não quero escrever um livro, e sim um roteiro para cinema. Todos os conceitos aqui apresentados, as respostas, o contrato de Coach, Consultoria / Mentoria ou mesmo Leituras de Análises valem para minha carreira de roteirista?

Sim. Todos esses serviços se aplicam tanto a quem pretende escrever um livro quanto a um roteiro. Na Leitura Crítica Especializada, por exemplo, o processo é denominado script doctoring e possui métodos específicos para essa área.

Quais garantias terei sobre confidencialidade?
Tanto para o story coaching, consultorias/mentoria e cursos, o cliente é assegurado por meio de contrato de seus Direitos Autorais e da confidencialidade de suas ideias e escritos. A ética profissional também é de extrema importância nesse contexto.

 

Ainda tem alguma pergunta?

Você pode enviá-la por meio do FORMULÁRIO.

Desde já agradeço por me ajudar a melhorar o atendimento.

©2024 por MARCOS OTERO

#1 Story Coach

bottom of page